Notícias

Workshop: Transição para a Economia Circular

18 Outubro 2022

De forma a capacitar o tecido empresarial para a transição para a Economia Circular, o PACT organiza, no dia 27 de outubro, às 17h00, o workshop online “Transição para a Economia Circular”. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Pode inscrever-se aqui para receber um lembrete para a sessão e para garantir a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas. 

O modelo económico atualmente vigente traduz-se numa economia de extração, produção, uso e descarte. As consequências da utilização deste modelo linear são vastas e apresentam variados riscos para as empresas como a escassez de recursos, que em casos extremos pode conduzir ao bloqueio das cadeias de abastecimento, diminuição da competitividade e, em larga escala, a aceleração das alterações climáticas.

Desta forma, torna-se essencial que comecemos a desenvolver um processo de transição para a Economia Circular, onde os produtos permaneçam em circulação a maior quantidade de tempo possível, minimizando a quantidade de resíduos descartados através de fecho dos ciclos materiais e energéticos. Assim, conseguiremos, não só, reduzir o descarte, como garantir a existência de matérias-primas, evitando grandes flutuações de preços na sua obtenção. Além disso, a competitividade empresarial e o marketing sustentável serão também favorecidas.

Nesta formação serão abordadas várias perspetivas de valorização e dinamização de modelos de negócio circulares, metodologias de medição do nível de circularidade das empresas e de report de indicadores circulares.

Conteúdos:

  • Porquê a circularidade? (conceitos, diagrama da borboleta, design de Economia Circular, como implementar e vantagens);
  • Como medir a circularidade? (motivos para medir a circularidade, ferramentas e indicadores de circularidade);
  • Como reportar a circularidade? (metodologia para a elaboração de relatórios e Metodologia GRI – Global Reporting Initiative).

O workshop será dirigido por Joana Capela Pires, Project Manager em Economia Circular do PACT e Maria Emília Perestrelo, consultora nesta área.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do Projeto LOCALCIR, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL.