Notícias

Workshop: Sustentabilidade – o novo paradigma de Valor e Inovação Cultural

28 Outubro 2022

Os conceitos de Valor e Inovação Cultural são preponderantes na tomada de decisão a nível empresarial, onde, neste contexto, a sustentabilidade tem assumido um papel de relevância ao longo dos últimos anos. Como facilitador no processo de transferência de conhecimentos para a melhoria do desempenho das empresas regionais, o PACT organiza, no dia 9 de novembro, das 09h00 às 17h00, o workshop presencial “Sustentabilidade – o novo paradigma de Valor e Inovação Cultural”. Esta ação é gratuita e limitada a 20 pessoas, pelo que a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

A discussão generalizada em volta do desenvolvimento sustentável e dos problemas associados a este tema, desencadearam, ao longo dos últimos anos, uma mudança de mindset a nível corporativo. Assim, a necessidade de analisar os modelos de negócio, os processos adotados, reavaliar o ciclo de vida dos produtos, tem-se tornado progressivamente mais evidente, a fim de minimizar os impactos sociais e ambientais. A não adoção de medidas no sentido de mitigar estes impactos terá consequências, não só nestas áreas, mas também ao nível da competitividade das empresas. Torna-se, assim, evidente a necessidade de associar o conceito de inovação e valor ao conceito da sustentabilidade nas empresas, como gatilho de reestruturação de processos organizacionais para o desenvolvimento de produtos mais inovadores e adaptados às necessidades da atualidade.

Conteúdos:

  • Porquê a circularidade? (conceitos, circularidade na promoção da sustentabilidade, diagrama da borboleta);
  • Modelos de negócio sustentáveis (como implementar, a importância de medir);
  • Como fazer um pitch sustentável;
  • Abordagem ao conceito de valor e diferentes tipos de valor;
  • O diagnóstico de alinhamento do valor com a estratégia de negócio;
  • A inovação como consequência da alteração da curva de valor;
  • O diagnóstico de alinhamento da inovação com a estratégia de negócio;
  • Os caminhos da inovação tecnológica e da inovação cultural;
  • A importância do Valor Cultural nos produtos

Esta ação será dirigida por Manuel Teles Fernandes, consultor na área da Inovação e Joana Capela Pires, Project Manager em Economia Circular do PACT.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do Projeto LOCALCIR, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL.