
PACT participa em visita de estudo no âmbito do projeto AERIS+
Sendo a Aeronáutica uma das nossas áreas estratégicas, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o PACT esteve presente num conjunto de visitas de estudo realizadas no âmbito do projeto #AERIS+ e organizadas pelo cluster empresarial Andalucía Aerospace em colaboração com a ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo) e os membros do consórcio: a Câmara de Comércio de Sevilha, o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC, a Agência IDEA (Agencia de Innovación y Desarrollo de Andalucía IDEA), a Universidades de Sevilha e a Universidade de Évora e o PACT. A iniciativa contou também com o apoio dos Municípios de Beja, Évora, Grândola e Ponte de Sor.
O projeto #AERIS+ tem como objetivo melhorar a competitividade do cluster aeronáutico na região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo, através da consolidação de uma dinâmica de cooperação e integração reforçada e permanente a nível empresarial e institucional.
Durante estes dois dias, o foco esteve em atividades de inovação, atração de investimento e facilitação do contacto entre potenciais parceiros. Assim, as empresas e empresários participantes tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas ao aeroporto de Beja e ao hangar de manutenção da MESA (grupo HIFLY), à empresa LAUAK Aerostrutures (Lauak Portugal) em Grândola, ao aeródromo de Ponte de Sor e à empresa TEKEVER (localizada na mesma cidade, e ainda à empresa Grupo Aernnova situada em Évora. Esta iniciativa contou ainda com reuniões de B2B entre empresas do setor aeronáutico dos dois lados da fronteira, de forma a potenciar a criação de sinergias dentro do cluster.
O projeto #AERIS+ é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP).