
Seminário sobre Agendas Mobilizadoras no Alentejo reúne Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Consórcios e Municípios no PACT
CCDR Alentejo e PACT dão o pontapé de saída no que diz respeito ao debate e acompanhamento das Agendas Mobilizadoras no Alentejo com sessão de apresentação de 17 agendas e momento de networking
O PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia) e a CCDR Alentejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) organizaram no dia 4 de abril uma sessão de trabalho sobre as Agendas Mobilizadoras com investimentos no Alentejo, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), o que representa uma iniciativa ímpar a nível regional.
Esta atividade encontra-se alinhada com a responsabilidade do PACT, enquanto elemento dinamizador da ambição do Alentejo, uma vez que lidera o Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT) e integra 4 das 32 agendas mobilizadoras implementadas na região, mas também enquanto elemento agregador, tendo em vista a coordenação de atividades de desenvolvimento regional e a apresentação à comunidade do impacto que os investimentos do PRR estão a ter no Alentejo.
A sessão, que decorreu nas instalações do PACT, entre as 9:15H e as 13H, teve como objetivo fazer um ponto de situação das Agendas Mobilizadoras. As apresentações das 17 agendas mobilizadoras, que ficaram a cargo de representantes das respetivas empresas líderes, foram feitas pela seguinte ordem:
- Área temática das Indústrias e Tecnologias de Produção: Sines Green Hydrogen Valley (SinesH2GValley); InsectERA, H2Enable – The Hydrogen Way for Our Chemical Future; NGS – New Generation Storage; e R2UTechnologies – modular systems.
- Área temática da Mobilidade, Espaço e Logística: Aero.Next Portugal; New Space Portugal; e NEXUS Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade.
- Área Temática das Tecnologias Transversais e suas Aplicações: Aliança para a Transição Energética; BLOCKCHAIN.PT – Agenda “Descentralizar Portugal com Blockchain”; CircularTech; eGames Lab; Embalagem do Futuro | + ECOLÓGICA + DIGITAL + INCLUSIVA; Green Valley – Agenda Verde para o desenvolvimento de região 100% hidrogénio verde; e Sustainable Stone by Portugal – Valorização da Pedra Natural para um futuro digital, sustentável e qualificado.
- Área Temática dos Recursos Naturais e Ambiente: Vine and Wine Portugal – Driving Sustainable Growth Through Smart Innovation; e Pacto da Bioeconomia Azul.
De acordo com os dados disponibilizados no site do IAPMEI, na globalidade, estas 32 agendas mobilizadoras representam um valor total de aproximadamente 5 936 562 795,22 €, dos quais 770 168 093,18 € estão alocados ao Alentejo. Esta aposta na região provém de cerca de 110 entidades copromotoras de agendas que declararam em candidatura efetuar investimentos na região, no âmbito do PRR.
Posteriormente às apresentações das agendas mobilizadoras, seguiu-se uma breve discussão moderada por Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo na CCDR Alentejo, com Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PR, e António Oliveira das Neves, consultor para a EREI 2030 do Alentejo.
O seminário “Agendas Mobilizadoras no Alentejo” foi também uma ocasião para explorar sinergias entre os mais de 100 participantes (entre eles empresas líder de agendas, entidades copromotoras de agendas e representantes de municípios) em virtude do momento de networking e coffee break, durante o qual foi também possível analisar os 32 posters em exposição que davam conta das diferentes dimensões de cada agenda.
Para além do discurso de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que teve a oportunidade de se inteirar dos principais desafios enfrentados pelos consórcios e mostrar a sua vontade em trabalhar com os mesmos numa lógica de maior proximidade, o encerramento da sessão incluiu uma intervenção da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, em suporte vídeo.
Por fim, o PACT deu a conhecer que pretende dar continuidade ao acompanhamento da temática dos investimentos alocados ao PRR. Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, revelou que planeia realizar um novo evento no final do ano de 2023, com o propósito de fazer um novo ponto de situação e análise de resultados, em conjunto com as entidades que a nível nacional tutelam a gestão destas Agendas: o IAPMEI e o Ministério da Economia e do Mar.