
PROJETO INDUPYMES+ CHEGA AO FIM: PACT PROMOVEU A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS 4.0 EM EMPRESAS DA ZONA TRANSFRONTEIRIÇA
O projeto INDUPYMES+, cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP 2014-2020) e integrado pelo PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, chegou ao fim.
Trata-se de um projeto de capitalização que ajudou a melhorar e implementar os resultados obtidos no seu projeto precursor, o INDUPYMES 4.0.
Graças à cooperação transfronteiriça e à interação da hélice quádrupla, o INDUPYMES+ visou levar a cabo implementações concretas de planos de digitalização, pôr em prática a transferência de conhecimentos para os gestores das PME para desenvolver ações de curto, médio e longo prazo que ajudem as PME a aumentar a sua digitalização.
Apesar dos condicionalismos temporais sentidos para a conclusão das ações de capitalização, o projeto cumpriu a que se propôs, nomeadamente:
- Estudo acerca dos facilitadores digitais mais procurados pelas empresas através da análise dos Planos de Transformação Digital individualizados e Mapas de Processos Estratégicos de ações a realizar a curto, médio e longo prazo, realizados no âmbito do INDUPYMES 4.0. Esta análise identificou como tecnologias mais procuradas/necessárias a sensorização de equipamentos, os quais permitem a recolha de dados nos processos produtivos de forma automatizada, a implementação de sistemas de ERP – Enterprise Resource Planning e de MES – Manufacturing Execution System ou a sua melhoria através, por exemplo, da integração dos dois softwares, a criação de dashboards com recolha automatizada de dados que permitem uma melhor e mais eficiente tomada de decisão, a introdução de aplicações e sistemas de controlo de custos de produção e produtividade, e de integração das linha de produção.
- Realização da conferência “Implementação de soluções de fabrico inteligente no ciclo de desenvolvimento do produto”, a qual, tendo como público alvo PMEs industriais, abordou o processo de fabricação inteligente em prototipagem virtual, as tendências e desafios na conceção e desenvolvimento de produtos, a digitalização no desenvolvimento de produtos para a previsão e redução precoce de defeitos, soluções virtuais na simulação de processos de fabrico e as práticas de inovação de produtos sustentáveis na fábrica virtual. Incluiu ainda a demonstração da simulação do processo de fabricação completo de bordo de ataque aeronáutico por RTM – Resin Transfer Moulding.
- Análise e apresentação de possibilidades de transferência da plataforma tecnológica desenvolvida durante o INDUPYMES 4.0 para o setor hospitalar e setor do hidrogénio verde. A plataforma Tecnológica, bem como o demonstrador físico que a acompanha, favorecem o fornecimento de aplicações de localização em tempo real (RTLS) de diferentes tipos de ativos (pessoas, peças, ferramentas, etc.) e a rastreabilidade dos movimentos, monitorizando as atividades e obtendo diversas tipologias de dados que permitem melhorar os processos, layouts das instalações, conhecer a produtividade dos operadores e, em suma, incrementar a produtividade real da empresa. As possibilidades de transferência da plataforma tecnológica para o setor hospitalar e setor do hidrogénio verde encontram-se disponíveis em https://indupymes.eu/plataforma-tecnologica/.
- Capitalização do Programa de Criação de Empresas (viveiro) especializadas em serviços 4.0, através do qual a quatro empresas foi disponibilizada a utilização de infraestruturas em viveiros existentes e o acesso a programas de fomento do empreendedorismo.
- Criação de um modelo de financiamento para as PME 4.0 que visa identificar as necessidades de financiamento das PME no domínio da transformação digital.
- Visita técnica ao Grupo Sevilla Control, para demonstração de implementação de tecnologia RTLS, um sistema de localização em tempo real para o seguimento de materiais durante o processo de produção em fábrica; e ao Centro Avanzado de Tecnologías Aeroespaciales (FADA-CATEC).
- Jornadas de apresentação de demonstradores de digitalização e exemplos de aplicação, nomeadamente sistemas de localização em tempo real, mobilidade Edge-Computing e sistemas de diálogo multimodal.
- Visitas técnicas a empresas da região Alentejo (Évora) que promovem e utilizam tecnologias da Indústria 4.0. na sua atividade, nomeadamente a KEMET, com especial enfase no seu Centro de Inovação Electrolítica, e o Laboratório Hercules, através da sua intervenção no Inovstone 4.0, um Projeto Mobilizador do Plano de Ação do Cluster dos Recursos Minerais (Portugal 2020), que prevê o desenvolvimento de técnicas e de tecnologias que vão ajudar a conduzir o modelo de operações do Setor para a Indústria 4.0, garantindo uma resposta adequada ao modelo digital de procurement em contexto Building Information Model (BIM).
O consórcio espera continuar a colaborar futuramente tendo em vista a continuação da promoção da implementação de tecnologias 4.0 em empresas da zona transfronteiriça, com o objetivo de melhorar a sua eficiência e competitividade.
Liderado pelo Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC e composto pelo seguinte consórcio: Diseño y Automatización Ningenia, a Federación de Empresarios del Metal (FEDEME), a Agência IDEA, as universidades de Sevilha e Évora, a Cámara de Comercio de Sevilla e o PACT – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, o INDUPYMES+ é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP 2014-2020).