Notícias

PROJETO AERIS+, INTEGRADO PELO PACT, TERMINA COM OBJETIVOS ALCANÇADOS

28 Junho 2023

O AERIS+, projeto de capitalização do projeto AERIS desenvolvido entre 2017 e 2020 com o objetivo de consolidar uma dinâmica reforçada e permanente de cooperação e integração a nível empresarial e institucional, a fim de melhorar a competitividade do cluster aeronáutico na região transfronteiriça Andaluzia – Alentejo, termina com os objetivos cumpridos.

O projeto, no qual participa o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia juntamente com outras nove entidades portuguesas e espanholas, cumpriu a ambição de aproximar as duas regiões com forte potencial aeroespacial: a Andaluzia e o Alentejo, através de intervenientes chave da esfera empresarial e institucional.

Como ações chave do projeto destacam-se:

  • A Criação de um Comité de Acompanhamento da Indústria Aeronáutica na zona transfronteiriça, com a celebração da sua primeira reunião, em Sevilha. O Comité visa estabelecer sinergias e procurar vínculos entre as duas regiões transfronteiriças no sector aeronáutico. O Comité integra três grupos de trabalho: um grupo industrial centrado nas empresas e com participação de núcleos empresariais, um grupo institucional, no qual participam organismos públicos da administração regional, câmaras municipais e câmaras de comércio; e um grupo de I+D+i relacionado com a formação em centros especializados, universidades e parques científicos e tecnológicos.
  • A identificação de estruturas de colaboração a nível europeu e criação de mecanismos de contacto e de intercâmbio, interessante do ponto de vista do reforço das capacidades a nível regional, uma vez que permitirá o intercâmbio de boas práticas e de conhecimentos com outras entidades europeias de referência.
  • A realização do encontro transfronteiriço do sector da aeronáutica e concretização de visitas técnicas a empresas da região Alentejo, nomeadamente o aeroporto de Beja e o hangar de manutenção da MESA (grupo HIFLY), à empresa LAUAK Aerostrutures em Grândola, ao aeródromo de Ponte de Sor e à empresa TEKEVER e à empresa Grupo Aernnova, localizada em Évora. O encontro, que contou com o apoio dos Municípios de Beja, Évora, Grândola e Ponte de Sor, teve a participação de mais de 20 empresas andaluzas, e incluiu ainda a realização de reuniões de B2B entre empresas do setor aeronáutico dos dois lados da fronteira, de forma a potenciar a criação de sinergias dentro do cluster.
  • Realização de visitas técnicas por parte de comitiva portuguesa a empresas andaluzas, nomeadamente às empresas Sevilla Control, Canagrosa e Sintersa, e ao Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais (FADA-CATEC).
  • Análise das possibilidades de transferência de inovação tecnológica das empresas do sector aeroespacial para outros sectores, e deteção de processos comuns a diferentes sectores.
  • Estudo acerca das possibilidades de financiamento comunitário para o sector. Com o iniciar do novo quadro comunitário, e com base no diagnóstico das capacidades de inovação da região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo, proporciona uma visão global dos diferentes mecanismos de financiamento europeus, tanto ordinários como extraordinários, com potencial para o sector.
  • Celebração, em Sevilha, da Conferência sobre o presente e o futuro do sector no domínio da cooperação, a qual continuou a fomentar um ambiente de colaboração transfronteiriça permanente no sector aeronáutico, tanto a nível empresarial como a nível institucional, tendo contado com a presença de diversas autoridades públicas relevantes das regiões da Andaluzia e do Alentejo, bem como outras entidades de importância para o sector. Marcaram presença os municípios de Évora, Beja, Ponte de Sor e Grândola, bem como o Instituto Português do Emprego e Formação Profissional e a Universidade de Évora, o Ministério Regional da Universidade, Investigação e Inovação da Junta da Andaluzia, e empresas portuguesas e andaluzas dos sectores da aeronáutica e dos transportes avançados.

Com o objetivo de alinhar as visões e lançar as bases para a sustentabilidade da colaboração transfronteiriça a nível empresarial e institucional, e continuar o trabalho de aproximação e colaboração entre as duas regiões, foi também criado um Memorando de Entendimento,

O projeto AERIS+ é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.