POCITYF
A Positive Energy CITY
Transformation Framework
Cofinanciado por:
Líder do Projetos: NEW R&D/EDP Labelec
Consórcio formado por 46 entidades provenientes de 13 países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Países Baixos, Eslovénia, Hungria, Dinamarca, Finlândia, Áustria, Bélgica e Suíça
Duração: 10/2019 a 09/2024
Apoio financeiro da União Europeia: 22 494 291,76€ financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020
Orçamento PACT: 70 350,00€
Objetivos:
O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, cujo objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades-piloto de Évora (PT) e Alkmaar (NL) e respetivas cidades-seguidoras de Granada (ES), Bari (ΙΤ), Celje (SI), Ujpest (HU), Ioannina (GR) e Hvidovre (DK).
Com a implementação dos referidos Positive Energy Blocks, o POCITYF pretende transformar o tecido urbano dessas cidades, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais baratos, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade de vida das sete cidades referidas, através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.
Resultados:
De forma geral, o POCITYF irá dotar as infraestruturas, tecnologias e serviços (i.e., edifícios, rede, mobilidade elétrica) chave da cidade com camadas de inteligência, gizando o caminho para as tornar mais seguras, verdes e responsivas às necessidades contemporâneas dos seus cidadãos, tecido empresarial e outras organizações.
Cidades:
Cidades-piloto de Évora (Portugal) e Alkmaar (Países Baixos). As 10 soluções integradas serão desenvolvidas, testadas e monitorizadas. Estas cidades atuarão como exemplo, ajudando as cidades seguintes a planear e iniciar a replicação das soluções perspetivadas.
As cidades seguintes são Granada (Espanha), Bari (Itália), Celje (Eslovénia), Ujpest (Hungria), Ioannina (Grécia), Hvidovre (Dinamarca).
Parte das soluções testadas nas cidades-piloto serão replicadas, de acordo com os seus específicos contextos locais. Durante o decorrer do projeto, serão concebidos planos de replicação para este conjunto de cidades.
Mais informações em https://cordis.europa.eu/project/id/864400.