O Programa DIAGNOSTICs, desenvolvido no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça FAROTIC, do qual o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia é parceiro, pretende diagnosticar as empresas e ideias de negócio das regiões da Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal (EUROACE) em matéria de TIC, com o objetivo de potenciar a sua competitividade.
Esta iniciativa, que está a receber inscrições até ao dia 16 de abril, dirige-se a empresas e empreendedores da região EUROACE e permitirá aos participantes aceder a um relatório com o estado de arte do seu negócio ou ideia em relação às TIC e possíveis soluções para responder às fragilidades identificadas.
Atualmente existem muitas tecnologias, como blockchain, big data, IoT e cibersegurança, que podem ajudar a melhorar a atividade empresarial, nomeadamente na gestão de dados, rastreabilidade de produtos, controlo de processos, tomada de decisões e no campo da segurança e conectividade.
Com as informações obtidas através dos diagnósticos, realizados pelo PACT ou por um dos oito parceiros do projeto, os participantes ficarão com uma base para iniciarem o seu processo de digitalização.
Os diagnósticos serão também a porta de entrada para uma fase posterior do programa: um ciclo completo de aconselhamento em que se desenhará a estratégia a seguir, de maneira a incorporar as vantagens que estas tecnologias trazem à ideia ou negócio em questão.
As inscrições no Programa DIAGNOSTICs podem ser feitas até ao dia 16 de abril na página web do projeto. As vagas são limitadas e a seleção é feita por ordem de inscrição.
O projeto FAROTIC – Rede de Faróis de empreendedorismo na nova economia TIC é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP), e tem como objetivo impulsionar o setor TIC na região EUROACE.