
PACT planta a primeira árvore do projeto de ampliação das suas instalações e lança Tech Academy em parceria com a KPMG
No dia 13 de dezembro, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve no PACT, onde participou em dois eventos marcantes para a história da entidade: a plantação da primeira árvore do projeto de ampliação das instalações do PACT e o lançamento da KPMG x PACT Tech Academy.
A plantação da primeira árvore do projeto de ampliação do PACT, assinado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, foi uma celebração do primeiro de quatro novos edifícios. Este edifício, já em construção, é cofinanciado no âmbito do projeto Interreg España-Portugal – Poctep CIU3A e espera-se que esteja terminado em 2022, sendo que metade do espaço já está ocupado. A ampliação do PACT representa um investimento de quase 9 milhões de euros e vai permitir acolher cerca de 60 novas empresas ligadas principalmente às suas quatro áreas estratégicas – Aeronáutica, Economia Circular, Indústria 4.0 e Tecnologias da Saúde.
O lançamento da KPMG x PACT Tech Academy foi também um dos momentos altos do dia. Este é um projeto educativo que pretende, entre outras iniciativas, promover o processo de obtenção de certificações tecnológicas pelos alunos das Instituições de Ensino Superior da região, sem ónus e encargos para estes e conferidas por diversas plataformas como a OutSystems, SAS e Microsoft. A parceria com a KPMG prevê a contratação de cerca de 200 colaboradores e fazer a incubação de startups, criando mais e novas oportunidades para os alunos da Universidade de Évora e dos Politécnicos de Beja, Portalegre e Santarém.
As sessões contaram com a participação do Presidente Executivo do PACT, Soumodip Sarkar, Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, Arquiteto Carrilho da Graça, Presidente da KPMG Portugal, Vítor Cunha Ribeirinho, Head of Advisory da KPMG Portugal, Nasser Sattar e do Cofundador e Vice-Presidente da OutSystems, Rui Pereira.