Notícias

PACT ORGANIZA 2ª EDIÇÃO DO OPEN INNOVATION CONTEST, NO ÂMBITO DO PROJETO POCITYF

10 Outubro 2023

O PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia abriu candidaturas para a 2ª edição do Open Innovation Contest, um concurso de ideias dirigido aos estudantes da Universidade de Évora, que procura as melhores ideias de base tecnológica na área da transição energética.

Os estudantes podem participar a nível individual ou em grupos de, no máximo, 4 elementos, habilitando-se a ganhar prémios desde 500 a 2.500 euros, em vouchers tecnológicos. 

As candidaturas podem ser efetuadas AQUI até ao dia 15 de dezembro, sendo apenas necessária uma breve descrição da ideia (até 250 palavras), que deve responder aos desafios já identificados:

  • Soluções inovadoras para Edifícios e Distritos de Energia Positiva; 
  • Soluções de gestão e armazenamento de energia para flexibilidade de rede;
  • Integração de e-mobility em rede elétrica inteligente e Planeamento Urbano; 
  • Inovação orientada para o cidadão na cocriação de soluções para cidades inteligentes. 

Após isto, decorrerá a seleção dos 10 melhores projetos. Seguidamente, ainda em dezembro e também em janeiro, irão decorrer as sessões de mentoria e workshops, com o intuito de apoiar os estudantes no desenvolvimento da ideia, e por fim, em fevereiro, terá lugar o anúncio dos vencedores. 

Para mais informações, consulte o Regulamento do Concurso. 

Esta iniciativa decorre no âmbito do POCITYF, projeto cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020, do qual o PACT faz parte. O projeto visa uma transição energética positiva em cidades repletas de património, com o objetivo de as tornar mais seguras, verdes e responsivas às necessidades contemporâneas dos seus cidadãos, tecido empresarial e outras organizações.