Notícias

PACT integra consórcio que pretende melhorar a competitividade do cluster aeronáutico na região Andaluzia-Alentejo

15 Dezembro 2022

O consórcio AERIS+, integrado pelo PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, iniciou a fase de capitalização do projeto AERIS, desenvolvido nos últimos três anos, com o objetivo de consolidar uma dinâmica reforçada e permanente de cooperação e integração a nível empresarial e institucional, a fim de melhorar a competitividade do cluster aeronáutico na região transfronteiriça Andaluzia – Alentejo.

Este projeto surge da ambição de aproximar as duas regiões com forte potencial aeroespacial: a Andaluzia e o Alentejo, através de intervenientes chave da esfera empresarial e institucional. Liderado pela Câmara de Comércio de Sevilha, o consórcio é formado pelo PACT, pelo Andalucian Aerospace Cluster; o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC; a Agência IDEA, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e as universidades de Sevilha e Évora.

O objetivo é valorizar as atividades desenvolvidas pelo projeto AERIS do ponto de vista da sua difusão para novos públicos-alvo e da sua complementação, em atenção aos caminhos de continuidade identificados no projeto original.

Como ações chave destaca-se a criação de uma Comissão de Acompanhamento permanente, que procurará criar um espaço propício ao conhecimento mútuo, à troca de ideias e à transferência de conhecimento entre empresas e entidades do setor das duas regiões. Adicionalmente, em 2023 será organizada uma visita de negócios ao Alentejo para conhecer as oportunidades do setor nesta região, reuniões de negócios e reuniões B2B para reforçar as oportunidades de colaboração entre os agentes do setor.

O projeto AERIS+ é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP).