
PACT E DECSIS PREMEIAM JOVENS PELA CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE DIGITAL QUE INTERAGEM COM O CHATGPT
No dia 12 de dezembro, teve lugar no PACT a sessão de encerramento e entrega de prémios do CHAT DIVE HACKATHON, evento pioneiro no Alentejo no que diz respeito a competições na área da tecnologia e inovação. A sessão teve como propósito dar a conhecer os projetos criados no âmbito da atividade e distinguir os grupos vencedores, com base na apreciação de especialistas das áreas da Inovação, Empreendedorismo, Informática e Inteligência Artificial.
Os projetos, que consistem em apps que procuram dar resposta a um problema concreto da Saúde Digital e fazem uso da integração do ChatGPT, foram desenvolvidos nos passados dias 6 e 7, das 08h00 às 20h00 no PACT. Nestes 2 dias, os grupos de participantes contaram com o apoio técnico de 3 mentores, especialistas nas áreas de Saúde Digital, Informática e Inteligência Artificial e que integram a equipa da DECSIS, empresa que organizou o evento em parceria com o PACT.
A abertura da sessão contou com discursos de Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, e Artur Romão, Development and Innovation Director na DECSIS e também jurado.
Os quatro grupos da competição, constituídos por 2 a 3 pessoas, apresentaram os seus projetos ao júri, composto por: Paulo Quaresma, Vice-Reitor na Universidade de Évora, Artur Romão, José Saias, Professor no Departamento de Informática na Universidade de Évora, João Moreira Pires, Incubators & Accelerator’s Booster na Startup Portugal, e Fernando Domingues, Head Portugal da Associação Internacional de Inteligência Artificial.
Dado o feedback aos participantes, que frequentavam maioritariamente o Ensino Superior na Universidade de Évora, o painel de jurados deliberou e decidiu os grupos vencedores do desafio. A app distinguida com o 1º lugar procurou identificar e acompanhar doentes que sofrem de sequelas associadas à meningite, recebendo um voucher tecnológico de 1000 euros; a app distinguida com o 2º lugar teve como objetivo dar resposta ao aumento da quantidade de Alentejanos que procuram tratar a dependência alcoólica, recebendo um voucher tecnológico de 600 euros; e a app distinguida com o 3º lugar procurou contribuir para reduzir a taxa de mortalidade prematura no Alentejo, recebendo um voucher tecnológico de 300 euros.
“O CHAT DIVE HACKATHON é uma atividade que faz parte da aposta que o PACT tem vindo a fazer na formação digital e tecnológica dos jovens. Com este tipo de iniciativas, queremos promover a sua capacitação nestas áreas e ajudá-los na preparação para a entrada no mercado de trabalho. O Alentejo tem cada vez mais oportunidades profissionais para oferecer, o ecossistema do PACT mostra isso mesmo, por isso o objetivo é que estes jovens se fixem aqui, no mesmo local onde já criaram uma ligação e lhes foram dadas oportunidades de aprendizagem valiosas ao longo do seu percurso escolar e académico”, explicou Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
A sessão contou ainda com comentários dos 3 mentores do desafio: Carmen Garcia, enfermeira e investigadora no projeto “ALICE”, parceria entre a DECSIS e a Universidade de Évora, e autora da página “a mãe imperfeita”, que tem mais de 190 mil seguidores no Facebook, Nuno Carriço, Solutions Architect de IA, e Pedro Grilo, Software Engineer, ambos na DECSIS.