PACT acolhe primeira reunião do projeto internacional eWAsTER
O PACT acolheu ontem a primeira reunião do eWAsTER, que marcou o início oficial dos trabalhos deste projeto internacional. Financiado pela União Europeia, através do programa Interreg Euro-MED, o eWAsTER – cujo nome tem origem na mensagem “Preventing e-waste from polluting MED water by turning waste into a resource” – é uma resposta direta à preocupante baixa taxa de reciclagem de resíduos eletrónicos na região mediterrânica.
Como líder do projeto, o PACT recebeu os seus parceiros, representantes de 8 países da área mediterrânica, para uma sessão de trabalho que serviu para definir responsabilidades, rever as linhas gerais do projeto e para aprovar os primeiros documentos operacionais.
Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, e Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, foram algumas das figuras que, de manhã, marcaram presença no encontro.
Durante a tarde, os parceiros visitaram a Fundação Eugénio de Almeida para uma degustação de vinhos, ficando a conhecer melhor a região.
O projeto tem como objetivo promover políticas locais e regionais para uma gestão mais eficaz de resíduos electrónicos, reduzindo os seus danos ambientais nas áreas selecionadas e fomentando modelos de negócio inovadores baseados na transição do setor elétrico e eletrónico de um modelo linear para um modelo circular sustentável.
O eWAsTER, reúne 11 parceiros e 14 associados, numa rede de órgãos técnicos e políticos. A parceria abrange 6 Estados-Membros da União Europeia e inclui a Bósnia e Herzegovina como país beneficiário do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA).
A harmonização dos critérios de gestão de resíduos no espaço mediterrânico é um dos pontos-chave do projeto, visando desencorajar o movimento ilegal de resíduos electrónicos entre áreas com diferentes regulamentações.
O projeto pretende ainda não apenas abordar os problemas atuais, mas também criar um legado de práticas sustentáveis para as gerações futuras.
Saiba mais sobre o projeto eWAsTER aqui.