PACT ACOLHE KICK-OFF MEETING DO PROJETO H2tALENT, EM QUE É PARCEIRO
Primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal com reconhecimento e financiamento da União Europeia arranca no Alentejo
O PACT teve a honra de acolher, na passada quinta-feira (11 de abril), a kick-off meeting do projeto H2tALENT, no qual é parceiro e que é liderado pela Universidade de Évora, membro do Campus Sul – parte da rede europeia de hidrogénio.
A sessão de abertura contou com Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, e Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora, na sequência, foram apresentados os 29 parceiros do projeto e os objetivos e tarefas para executá-lo.
Durante a tarde, realizou-se a apresentação pública do projeto à comunidade, com a presença de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Paulo Manuel Roque Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Pedro Furtado, Presidente do Conselho de Administração do HYLAB, Marco Ferraz, Responsável pelo Centro de Inovação Upstream e Industrial da Galp, Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDR Alentejo e outras figuras envolvidas no projeto.
O projeto H2tALENT é um dos quatro vales de Hidrogénio Verde aprovados pela Comissão Europeia em 2023. Financiado pelo programa HORIZON da Comissão Europeia conta com um orçamento global de 13,5 milhões de euros, dos quais 9 milhões para apoiar a implementação do primeiro Vale de Hidrogénio Verde em Portugal e terá a duração de cinco anos.
A missão do H2tALENT é gerar conhecimento, impulsionar a inovação e alcançar um impacto positivo centrado no hidrogénio “verde”, transformando o futuro do Alentejo e de Portugal, rumo a um futuro mais sustentável e “verde”.
Saiba mais sobre o H2tALENT aqui.