
Inaugurado primeiro de quatro novos edifícios do PACT
A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, descerraram hoje a placa de inauguração do primeiro de quatro novos edifícios do PACT, o Centro Infante Dom Henrique.
O objetivo deste novo espaço, que irá integrar um laboratório e espaços dedicados à investigação, é contribuir para melhorar a excelência científica do espaço de cooperação transfronteiriço (Andaluzia, Alentejo e Algarve).
O Centro, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, é o primeiro de quatro novos edifícios que integram o projeto de ampliação do PACT, desenvolvido pelo Arquiteto Carrilho da Graça. Serão mais 6100m2 e um investimento de quase 9 milhões de euros.
“As empresas olham cada vez mais para o Alentejo como uma opção vencedora para desenvolverem os seus negócios e a ampliação das nossas instalações vem dar resposta a esta procura crescente que se está a verificar”, refere Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
Sarkar reforça que é “expectável” que os novos edifícios permitam ao PACT acolher “cerca de 60 novas empresas”, ligadas principalmente às áreas da Aeronáutica, Economia Circular, Indústria 4.0 e Tecnologias da Saúde.
O processo de construção dos restantes três edifícios já está em curso, encontrando-se em fase de análise de propostas. Financiados pelo Programa Operacional Alentejo 2020, têm um valor base de procedimento de 4,9 milhões de euros e uma previsão de execução de 420 dias.