eGames Lab Portugal, integrado pelo PACT, presente na Feira Internacional Gamescom 2023
Durante a semana passada, o consórcio eGames Lab Portugal participou nas feiras de gaming internacionais Devcom e Gamescom, consideradas as maiores feiras na área dos videojogos do mundo. Os eventos decorreram em Colónia, na Alemanha, entre os dias 20 e 27 deste mês e contaram com 320 mil visitantes de 100 países e 1.220 expositores de 60 países.
O eGames Lab trata-se de um consórcio constituído por 22 entidades portuguesas, públicas e privadas, nomeadamente empresas tecnológicas, incubadoras, municípios e associações, que abrange o país desde Évora até Lisboa, Madeira e Açores. O projeto, que é co-financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo NextGeneration da União Europeia, e que tem o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia como um dos membros, pretende dar resposta a desafios tecnológicos e operacionais específicos identificados em Portugal, que irão alavancar a indústria dos videojogos e posicioná-los num contexto mundial.
O projeto foi representado num stand próprio no salão principal de indie games (10.1) do evento e a sua participação teve como finalidade última a apresentação pública dos jogos desenvolvidos nos últimos nove meses pelos vários membros do consórcio. Em exposição, esteve o videojogo Hanno, da autoria do estúdio One Way Eleven, que foi jogado por mais de 100 visitantes. No espaço dedicado ao projeto português, foram também exibidos trailers dos seguintes jogos: KEO e Hovershock, da Redcatpig; Augmented Reality Sports Data Live Games, da FootAr; Wasted Rush, da Walkme; Furzies, Linea e Swipe, da Infinity Games; Yacooba.
A par disso, o consórcio cumpriu um dos objetivos fundamentais do projeto: estabelecer as primeiras pontes internacionais entre o trabalho a ser desenvolvido pelo aglomerado português com a indústria internacional, mais concretamente com os principais intervenientes do setor gaming, como potenciais investidores e clientes, criando redes de negócio internacional.
Este foi um momento importante para a indústria dos videojogos em Portugal, assim como para o desenvolvimento da economia do país com um grande impacto na retenção de talento jovem altamente qualificado em áreas tão distintas como design, storytelling, engenharia informática, marketing e artes visuais. O trabalho do consórcio irá permitir assim diversificar o tecido económico português aumentando a competitividade do país nos setores da TI e Web 3.0.
Além disso, o eGames Lab Portugal tem em vista atrair os principais intervenientes do setor para Portugal, potenciando a criação de um ecossistema sustentável e duradouro para a conceção e desenvolvimento de jogos, visando ainda a introdução com êxito no mercado dos resultados dos esforços de investigação e desenvolvimento criativos no domínio do entretenimento interativo.
É de destacar que o investimento global deste projeto chega aos 32 milhões de euros, estando inserido nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, e possui como áreas fulcrais: Estrutura de Blockchain para videojogos; Realidade virtual e aumentada no jogo; Jogos transformacionais para a saúde e pegada ecológica; Inteligência artificial para a criação de storytelling de jogos; Desenvolvimento de ecossistemas de pré-mercado.
Para mais informações sobre o eGames Lab, aceda ao site https://www.egameslab.pt./