
Big Day: Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, inaugura novos edifícios do PACT 3.0
Presença do Primeiro-Ministro marca a conclusão do projeto de ampliação das infraestruturas do PACT
A 21 de junho, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, presidiu à sessão de inauguração do Complexo PACT 3.0, as quatro novas infraestruturas de ponta, com cerca de 6.000 m2, do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia.
Estes novos edifícios juntam-se ao Centro Infante Dom Henrique, inaugurado em 2022, e ao primeiro edifício do PACT, inaugurado em 2015, totalizando seis edifícios e uma área de 9.000 m2. À semelhança do Cento Infante Dom Henrique, o Complexo PACT 3.0 tem a assinatura do arquiteto Carrilho da Graça. Em conjunto, o principal objetivo do projeto de ampliação do PACT visa reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região Alentejo. O investimento total ascende a mais de 10 milhões de euros, tendo sido apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e do Alentejo 2020.
“Com a construção e finalização do Complexo PACT 3.0, o PACT consolida o seu papel enquanto agente impulsionador do desenvolvimento regional e renova a sua ambição em fazer do Alentejo uma referência global, na área da inovação”, afirma Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
Os mais recentes edifícios do PACT encontram-se totalmente operacionais e com uma taxa de ocupação de quase 100%. As entidades já instaladas incluem start-ups, empresas de reputação nacional e internacional que atuam ao nível das áreas identificadas com maior potencial para a criação de um novo paradigma de desenvolvimento tecnológico de base territorial, como sejam: Aeronáutica, Tecnologias na Saúde, Tecnologias na Agricultura, e Indústria 4.0. Entre as empresas instaladas contam-se a DECSIS, Empowered Startups, Fraunhofer Portugal, IPParking, ITGEST, Jerónimo Martins, N10GLED, Peak&Peak, SDAC, TE Connectivity e VCSilva.
Recorde-se que do ecossistema do PACT fazem parte mais de 60 empresas com atuação maioritária ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, Serviços e Gestão, e Comunicação e Marketing – correspondendo a cerca de 450 postos de trabalho altamente qualificados e representando uma faturação da ordem dos 45 milhões de euros para a região.
O vídeo resumo deste BIG DAY encontra-se disponível aqui.