2º SCIENCE CAFÉ EUROPEU TEM LUGAR NO PACT

No dia 30 de Maio, a Universidade de Évora irá realizar o 2.º Science Café Europeu da ENEC COST Action, sobre o tema “A importância da Cidadania Ambiental”. O evento ocorrerá no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) no âmbito da European Network for Environmental Citizenship (ENEC) um projeto inserido no programa COST – European Cooperation in Science & Technology. Este projeto conta já com a participação de Israel, Estados Unidos e 31 países da União Europeia, incluindo Portugal, sendo que este Science Café será pioneiro na região alentejana, realizando-se em Évora. Em Portugal, além da Universidade de Évora é também parceiro o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O plano visa promover uma cultura de Cidadania Ambiental e está intrinsecamente associado à temática da Economia Circular. É definido pela ENEC como um comportamento pró-ambiental responsável de cidadãos que atuam como agentes de mudança, resolvendo problemas ambientais atuais e impedindo a criação de novos problemas ambientais, alcançando a sustentabilidade ambiental.

A Economia Circular aposta numa reestruturação de processos que minimizem a degradação ambiental, reduzindo, reutilizando e reorganizando sistemas de produção visando uma otimização da utilização de recursos.

O objetivo deste Science Café será um diálogo informal, com vários participantes de diferentes áreas, alertando todos os cidadãos para uma visão baseada na sustentabilidade ambiental. Este projeto terá como moderador Vasco Fitas da Cruz, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora. O evento terá lugar nas instalações do PACT pelas 18h.

A Universidade de Évora, assim como o PACT, estão bastante empenhados no projeto, pretendendo capacitar o público de uma maior consciencialização e educação ambiental, desmistificando algumas questões científicas.

Sobre o projeto: http://enec-cost.eu/

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *