2º Science Café Europeu (ENEC COST Action) “A importância da Cidadania Ambiental”

Decorreu no dia 30 de Maio, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), o 2.º Science Café Europeu da ENEC COST Action, subordinado ao tema “A importância da Cidadania Ambiental”. Este projeto foi realizado pela Universidade de Évora (UÉ) em parceria com o PACT e está inserido no programa COST – European Cooperation in Science & Technology.

Foi dado inicio à sessão pelo Professor Doutor Vasco Fitas da Cruz (UÉ) explicando, sucintamente, no que consiste a Cidadania Ambiental. Com a presença de 34 participantes, entre alunos, docentes, empresários e particulares, foi possível saber qual a opinião sobre o trabalho que está a ser desenvolvido nas escolas ao nível da educação ambiental, ao mesmo tempo que se contou com as experiências de pais e mães preocupados com o futuro dos seus filhos. Entre as demais questões levantadas tiveram lugar o ato de fumar à porta das escolas não colocando as beatas dos cigarros nos cinzeiros (representativo de um mau comportamento de cidadania ambiental e social) e a falta de pontos suficientes de recolha seletivos para efetuar a correta reciclagem.

Focado na educação ambiental, este debate procurou responder a perguntas como, a título exemplificativo, “o porquê do consumismo desmedido para onde caminhamos?”. Escassez de recursos e produção abusiva de gado foram outros dos temas lançado pelos presentes, onde a Economia Circular detém um papel significativo.

Entre os participantes foi possível a partilha de experiências de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, expressando a sua opinião sobre as diferentes realidades entre Portugal e o resto da Europa, ou até mesmo do Brasil. A opinião foi unânime, sendo necessária uma mudança de hábitos, constatando que os jovens estão muito mais suscetíveis à mudança e sensibilizados para questões ambientais.

O  2.º Science Café Europeu da ENEC COST Action terminou desafiando os participantes a refletir sobre a questão “Enquanto cidadãos qual é a nossa pegada ecológica?”.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *